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Metodologia
Projeto Tela
Crítica
Objetivo
Geral
O Projeto
Cinema Como Experiência Crítica é um projeto pedagógico que busca
utilizar a análise de filmes para discutir conteúdos
temáticos da sociologia. Através da análise da forma e do sentido
do filme, procura-se apreender sugestões heurísticas interessantes
capazes de propiciar uma consciência crítica da sociedade global.
Além de desenvolver dinâmicas
de análises criticas do filme, o Projeto Cinema como Experiencia
Critica busca incentivar a produção de filmes independentes
que tratem do mundo do trabalho (com a Mostra CineTrabalho) e
promover a produção de conteúdos audiovisuais
através da Oficina de Video Tela Crítica/Projeto
CineTrabalho/Praxis Video.
Portanto,
na nova proposta do Projeto Tela Crítica apresentada
em 2007, busca-se incorporar na idéia do cinema como
experiência crítica, outras atividades de ação
midiática, como a Mostra CineTrabalho, a Oficina
de Video Tela Crítica e o Projeto CineTrabalho/Praxis
Video, espaços organizados de produção de
conteúdos audiovisuais voltadas para a dinâmica de
análise critica dos filmes e o desenvolvimento da consciência
critica através da prática auto-refletiva de grupos
comunitários.
Além
disso, esboça-se os rudimentos de uma pedagogia de subjetivação
ou prática de formação intitulada Projeto
Praxis de Formação Atra'ves da Pésquisa-Ação
Midiática (em elaboração).
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Histórico
A
partir de 2004, o Projeto Tela Crítica tornou-se um Projeto
de Extensão Universitária, cadastrado no banco de
dados de projetos de extensão da UNESP (Universidade Estadual
Paulista). Foi um importante marco para as nossas iniciativas
em utilizar o filme como pre-texto para uma reflexão
sociológica crítica. Na verdade, desde o ano de
2002 desenvolvemos uma prática pedagógica de análises
de filmes em sala de aula. Nesse período, lecionamos Teoria
Sociológica na UNESP/Marília e tivemos os primeiros
experimentos pedagógicos do cinema como experiência
crítica. Buscávamos não apenas utilizar o
filme para ilustrar conteúdos didáticos, como é
comum na prática didática entre professores de sociologia,
mas, sim, desenvolver uma metodologia de análise critica
e um determinado “olhar” sobre o filme, buscando apreender
seus múltiplos elementos, sua forma e seu sentido,
como diria Eisenstein, e algo mais: eixos temático-conceituais
que pudesse ser objeto de uma reflexão crítica sobre
a sociedade burguesa.
Em
2003, lançamos um curso de extensão universitária
que pode ser considerado atividade pioneira e inovadora no ensino
de sociologia do trabalho. O curso intitulou-se “Trabalho
e Sociabilidade”, onde procurou-se utilizar filmes para
discutir problemas do mundo do trabalho. Podemos considerar 2003
o ano de lançamento da proposta pedagógica do cinema
como experiência crítica, nome original do Projeto
Tela Critica. Foi em 2003 que o Projeto Cinema Como Experiência
Crítica passou a ser parte integrante da programação
dos Seminários do Trabalho, evento tradicional da UNESP-Marilia,
organziado pela RET (Rede de Estudos do Trabalho). Discutimos
o filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin.
Foi
em 2004 que lançamos o site do Projeto Cinema
Como Experiencia Critica ou Projeto Tela Critica, com análises
de filmes e uma revista eletrônica (a revista Tela Crítica,
primeira revista de sociologia e cinema do Brasil). Além
disso, como dissemos, 2004 é o ano de lançamento
do Projeto de Extensão Universitária Tela Crítica,
com sua primeira dinâmica de análise de filmes e
o I Colóquio Tela Crítica (com apoio da Fundunesp
e da PROEX-UNESP). Em 2004, lançamos os primeiros cd-rom's
da série Tela Crítica: "Tempos Modernos"
e depois, "Beleza Americana".
A
proposta de utilizar filmes para discutir temas de sociologia
do trabalho seria retomada em 2005, num curso de extensão
universitária à distancia intitulado "Trabalho
e Sociabilidade - O Mundo do Trabalho Através do Cinema".
Foi outra iniciativa pioneira do Projeto Tela Crítica.
Além das aulas escritas, produziram-se, para este curso
de extensão virtual, vários cd-rom's de análise
de filmes como suporte midiático às atividades pedagógicas
à distância. Em 2006, lançamos o mesmo curso
de extensão em versão presencial. O livro "Trabalho
e Cinema" (Ed.Praxis), lançado em 2006, é resultado
deste experimento pedagógico primordial.
Em
2006, o Projeto Tela Critica lançou a Mostra CineTrabalho,
mais uma proposta inovadora do cinema como experiencia crítica,
que busca, deste modo, não apenas analisar o filme
numa perspectiva critica, mas incentivar a producão
de filmes independentes que tratam do mundo do trabalho.
Com a Mostra CineTrabalho constituiu-se mais uma etapa do projeto
cinema como experiencia critica, onde se coloca a importânia
nao apenas da analise critica do filme, mas a necessidade do incentivo
à produção de videos e filmes independetes
sobre uma dimensão essencial da sociedade burguesa - o
mundo do trabalho. Inclusive, na proposta da Mostra CineTrabalho
se coloca a idéia da mostra intinerante articulada com
redes de cineclubes, escolas, associações comunitárias
e sindicatos, consttuindo um amplo espaço de visibilidade
do mundo do trabalho.
Em
2007, surge mais uma inovação na proposta primordial
do cinema como experiência critica: a idéia das Oficinas
de Video Tela Critica, espaço de produção
de videos independentes e de pesquisa-ação de grupos
comunitários através da produção de
conteúdos audiovisuais. São verdadeiras escolas
de cinema compormetidas com a produção de iamgens
em movimento para a dinâmica de ana'lise critica do filme
e de re-significação/desconstrução
das imagens dominantes.
Enfim,
a inovação contínua da proposta
do cinema como experiênia crítica signiificam que
não se deve apenas buscar a analise critica de filmes ou
incentivar a sua produção através da mostra
de videos e filmes, mas produzi-los efetivamente, constituindo
grupos comunitários produtores de imagens do mundo social
capazes de re-significar a percepção da realidade
social. As etapas 2 e etapa 3 do Projeto cinema como experiencia
critica são etapas complementares da idéia primordial
do Projeto Tela Critica.
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As
Etapas do Cinema Como Experiência Crítica
O
Projeto Tela Crítica – Cinema Como Experiência
Crítica é um projeto de extensão universitária
cuja proposta primordial é utilizar a análise do
filme para discutir temas de sociologia numa perspectiva critica.
Este é o objetivo essencial da prática pedagógica
do cinema como experiencia critica. Ele surgiu a partir de dinâmicas
de analise dofilme.
Portanto,
num primeiro momento, o Projeto Tela Crítica desenvolve
o que é a etapa 1 de sua proposta metodológica:
constituir dinâmicas de análises criticas de filmes,
a partir da qual se discute temas da saciologia buscando apreender
sugestões heurísticas interessantes capazes de propiciar
uma consciência crítica da sociedade global. Esta
etapa 1 - a etapa principal - é o Projeto Tela Crítica
propriamente dito, onde se buscou elaborar uma dinâmica
de exibição do filme e análise critica da
narrativa fílmica a partir de sugestões temáticas
dadas. Foi no bojo desta etapa 1 do Tela Crítica que buscamos
desenvolver uma metodologia de análise critica do filme.
Na verdade, o Projeto Tela Crítica almejou aperfeiçoar
e desenvolver à exaustão, com método e recursos
teórico-categoriais, uma prática pedagógica
bastante utilizada nas universidades, escolas e inclusive cineclubes
(exibir o filme e instauara um debate).
Entretanto, o Projeto Tela Crítica não
significa tão-somente exibir o filme e discuti-lo. Busca-se
ir além da prática convencional, adotando procedimentos
de análise critica que implica numa longa imersão
reflexiva do sujeito-receptor na forma e no sentido do filme.
Constitui-se uma dinâmica de análise critica.
Apresentamos resultados concretos desta metodologia de análise
critica de filmes nos cd-rom’s e livros publicados. O material
disponível é a prova cabal de que é possivel
desenvolver uma metodologia critica que abra um campo reflexivo
a partir do filme.
Além
disso, a etapa 1 aprimorada implica a adoção de
técnicas de dinâmicas de grupo no interior dos quais
se desenvolve o processo de aprendizagem critica a partir da discussão
da narrativa fílmica. Na verdade, a etapa principal do
Projeto Tela Critica exige o aprimoramento de uma metodologia
da aprendizagem critica que não se resume meramente à
inculcação de conteúdos críticos a
partir de um material dado. O produto material – o relatório
de análise critica seja na forma de cd-rom, livro ou ensaio
crítico – é mais resultado prático
de uma dinâmica de análise critica do filme do que
ponto de partida absoluto.
Na
medida em que o Projeto Tela Critica se desenvolve como método
e técnica de análise critica do filme e, principalmente,
projeto de extensão universitária voltada para a
ação social e política - no sentido da formação
humano-genérica - coloca-se a necesidade de desenvolve-lo
num sentido mais amplo, incorporando novas interfaces de extensão
comunitária. Instaurou-se, deste modo, em 2006, a etapa
2 do Projeto Tela Crítica: a idéia da Mostra CineTrabalho.
Através
da Mostra CineTrabalho, o Projeto cinema como experiência
critica tornar-se meio de difusão de vídeos
e filmes independentes, produzidos por grupos comunitários.
Na verdade, a Mostra de video e filmes busca incentivar a produção
independente de produtos audiovisuais pelos agentes sociais ligados
direto ou indiretamente ao mundo do trabalho.
A
Mostra CineTrabalho salienta a temática do trabalho
devida a centralidade social do trabalho na sociedade global.
Assim, o Projeto Tela Critica latu sensu não apenas
incorpora filmes em suas analises criticas, mas torna-se meio
de difusão da produção audiovisual ligada
a temas sociais relevantes, incentivando, deste modo, a produção
de vídeos e filmes independentes tratando do mundo do trabalho.
É
preciso dar visibilidade ao mundo do trabalho - eis o compromisso
politico da Mostra CineTrabalho. Como diz o mote da Mostra - o
mundo do trabalho é invisível. É preciso
dar-lhe visibilidade através da ação midiáti
em video e filme. A idéia é tornar a Mostra CineTrabalho
uma mostra itinerante através de uma rede social de cineclubes,
escolas e sindicatos pelo País.
Finalmente, ocírculo do cinema como experiência critica
- ou Projeto Tela Crítica latu sensu - se fecha
com a fase 3: a Oficina de Video Tela Crítica
e a constituição do Projeto CineTrabalho
(a dimensão da produção audiovisual independente,
incorporando o espírito da Mostra CineTrabalho: dar visibilidade
ao mundo do trabalho).
Assim,
o Projeto Tela Critica implica não apenas desenvolver dinâmica
de analise critica do filme, seu objetivo primordial, ou ainda
incentivar sua produção e divulga-lo por meio da
Mostra CineTrabalho, mas implica também produzir vídeos
e filmes capazes de serem utilizados nas dinâmicas de analise
critica.
Enfim,
deste modo, o Projeto "Cinema como Experiência Crítica"
tende a produzir seu próprio contéudo e refletir
sobre ele. Por isso, constitui-se as Oficinas de Video Tela
Critica, verdadeiras mini-escolas de produção
audiovisual comunitária, voltadas para uma metodologia
de estudo, discussão e elaboração de roteiro,
técnicas de edição, montagem e produção,
comprometidas com a pesquisa-ação midiática
e a critica social por meio da formação da consciência
reflexiva.
A
Oficina de Video Tela Critica busca tornar os agentes comunitários
produtores de imagens em movimento. Não apenas se analisa
ou se divulga vídeos produzidos por outros, mas se produzen
os próprios vídeos que devem ser analisados por
meio da metodologia do Projeto Tela Critica (esboça, assim,
a metodologia da pesquisa-ação midiática).
A
idéia da escola de produção audiovisual
Tela Crítica é a conclusão de um processo
critico-pedagógico que envolve a comunidade local - escolas
e universidades - em práticas de produção
audiovisual ou ainda produção de imagens
resignificadas: produção/consumo, significação/re-signficação,
percepção/subjetivação/consciencia
critica.
A
maior parte dos núcleos de apoio, grupos parceiros
ou colaboradores do Projeto Tela Critica estão ainda
na fase 1, a fase primordial constitutiva da idéia do cinema
como experiência critica, que busca utilizar o filme para
uma análise critica.
A
fase 1 é a base material das fases complementares
- fase 2 e fase 3. As fases seguintes implicam investimento material
e capacidade de pessoal voltada para práticas de colaboração
com núcleos de cineclubes e pessoal da área das produção
de conteúdo audiovisual.
Projeto
CineTrabalho
O
Projeto CineTrabalho é um projeto subsidiário do Projeto
Tela Crítica que surge em 2008 e se volta para a produção
audiovisual de documentários de curta e média duração
sobre o mundo do trabalho, utilizando- se da Oficina de Video
Tela Crítica como base de formação técnico-metodológica
e da Praxis Video como empreendimento de produção
audiovisual propriamento dito (a logomarca que assina as produção
de video do Projeto Tela Crítica).
É
uma extensão da Mostra Cinetrabalho - parte compositiva do
Projeto Tela Crítica, no seu sentido mais amplo, voltada
apenas para a produção audiovisual. Na verdade, a
Mostra e o projeto são elementos de uma política de
visibilidade do mundo do trabalho no campo imagético. Além
disso, tanto a Mostra como o projeto, tratam de videos e filmes
que podem ser apropriados pelo projeto Tela Crítica strictu
sensu como meio de reflexão critica sobre o mundo burguês.
Em
síntese ...
Pode-se
dizer que o Projeto Tela Crítica propriamente dito,
organiza a metodologia de análise de filmes; a Mostra
CineTrabalho, organiza a exibição de videos e
filmes que tratam do mundo do trabalho, incentivando, portanto,
sua produção independente; e o Projeto CineTrabalho,
que adota o mesmo nome da Mostra, organiza a produção
de videos sobre o mundo do trabalho (a partir das Oficinas de video
Tela Crítica, tendo como logomarca a Praxis Video).
Fecha-se
o círculo de ação midiático-politica
voltado para resignificar imagens da modernidade do trabalho numa
perspectiva critico-reflexiva:
[Análise
Critica - Exibição - Produção]
Síntese
das Etapas e Dicas metodológicas
Incentivar
e Difundir a Produção do Filme
Mostra CineTrabalho
Organizar
a Produção Audiovisual
Oficina de Video Tela Critica
Projeto CineTrabalho
Praxis Video
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Organização
do Projeto Tela Critica
O
Projeto de Extensão Tela Crítica, realiza todo ano,
dinâmicas presenciais e virtuais de analise de filmes, cujo
ponto culminante ocorre nos Colóquios Tela Crítica
e cursos de extensão universitária presencial ou à
distância, dados anualmente e onde se procura tratar de temas
sociológicos a partir da análise de filmes.
Além
disso, como resultado concreto das atividades de reflexão
sociológica a partir do filme, o Projeto Tela Critica tem
publicado no site do Projeto, análises criticas de filmes,
além de lançar a série de cd-rom's com apresentações
de análises de filmes e livros que sintetiza a experiência
de reflexão critica desenvolvida nos cursos de extensão
e dinâmicas de análise de filmes (como por exemplo,
o livro "Trabalho e Cinema", de Giovanni Alves).
O
objetivo primordial do Projeto Tela Crítica é
discorrer, através dos filmes, sobre problemas cruciais da
sociedade burguesa. É, deste modo, um projeto pedagógico
de sociologia e cinema, onde a arte (e o cinema é grande
arte moderna), está à serviço da consciência
social crítica. Mais do que nunca, salientamos o compromisso
irremediável da verdadeira Arte com o conhecimento critico
(e dialético) da totalidade social. Isto é, a verdadeira
arte tem uma missão desfetichizadora e catártica.
A
partir da reflexão crítica instigada pela verdadeira
arte, podemos "desconstruir", pelo menos no plano da subjetividade,
as alienações que imobilizam a condição
humana. Através da arte podemos vislumbrar as energias emancipatórias
do núcleo humano esmagado pela sociabilidade fetichizada
do capital. O que o Projeto Tela Crítica visa é
instaurar uma dinâmica pedagógica que constitua uma
experiência crítica da modernidade do capital. É
claro que, o que podemos propiciar é tão-somente uma
experiência crítica virtual, que não deixa ser
efetiva no plano do sujeito cognoscente. |
O projeto Tela |
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